UEPE-GL - Família do Leite

A Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gado de Leite (UEPE-GL) da Universidade Federal de Viçosa, também conhecida como estábulo novo da UFV, é uma unidade de produção de bovinos de leite criados em sistema de confinamento, cujo objetivo é proporcionar aos alunos da Universidade contato direto com a prática de campo, desenvolver pequisas na área e promover integração entre a universidade e o homem do campo.

A UEPE-GL existe há 20 anos e está localizada a 3,4 km das quatro pilastras da Universidade Federal de Viçosa. Diariamente funcionários e estudantes da graduação dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronegócio e Laticínios executam as tarefas da unidade. Esses estudantes são orientados pela Profa. Polyana Pizzi Rotta e pelo gerente do setor Bernardo Magalhães, todos Zootecnistas. O estábulo possui um rebanho com 50 vacas em lactação e produção diária de 1700 L/dia, ou seja, uma média de produção de 34 L/vaca/dia, a maior média da região da Zona da Mata Mineira e uma das maiores do Brasil. Aos redores do estábulo são plantados 20 ha de milho para produção de silagem, sendo essa quantidade suficiente para atender 70% da necessidade anual.

 A estrutura do estábulo dispõe de baias de confinamento em sistemas free stall e compost barn para bezerros, novilhas e vacas, além de uma pequena área de piquetes rotacionados para novilhas em recria. A estrutura conta com sala de ordenha, três galpões para pesquisa, vestiários para funcionários e alunos, sala de aula, e chorumeira para tratamento do resíduos. Para maiores informações acesse o site www.uepeglufv.com

 

Familia do Leite

Vista parcial da UEPE-GL

 

Familia do Leite

Sistema de ordenha da UEPE-GL

 

Familia do Leite

Novilhas Girolando em sistema de piquetes rotacionados de Mombaça

 

Familia do Leite

Laboratório de Bromatologia da UEPE-GL

 

Familia do Leite

Roças de milho da UEPE-GL