Caminhos do Leite no Rio Doce
A Agropecuária é um importante setor econômico na região atingida por empregar parcela significativa da população economicamente ativa da região, sendo sua principal fonte de renda. O setor foi muito afetado e deve ser considerado como prioritário num processo de reparação que promova o desenvolvimento sustentável na região por meio de acesso aos mercados. Os resultados obtidos com a pesquisa “Desenvolvimento de matriz sustentável de produção para a cadeia de leite e derivados nas regiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares” têm potencial para promover a melhoria da competitividade da cadeia de valor externa do leite e derivados das regiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares.
A importância de analisar uma cadeia de valor integralmente, está na identificação de oportunidades e gargalos pelos stakeholders envolvidos, além de possíveis economias de custos, com aplicação prática, de modo que os motivem a executarem uma cooperação técnica, com o intuito de alcançar um maior nível de competitividade em cada elo em que operam. Além disso, é importante destacar o potencial dessas regiões em produzir leite e derivados de qualidade, gerando empregos e renda para uma grande parcela da população.
No entanto, muitos produtores afetados, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem, abandonaram a atividade leiteira ou tiveram sua produção comprometida. Os resultados e ações planejadas pela equipe de pesquisadores deste trabalho podem alcançar subsídios que deem suporte ao desenvolvimento do setor leiteiro nas regiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares, incentivando esses produtores a retomarem ou melhorarem a produção leiteira.