Objeto do Projeto
O objetivo geral deste estudo é promover a melhoria da competitividade da cadeia de valor externa do leite e derivados das regiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares. A importância de se analisar uma cadeia de valor integralmente, está na identificação de oportunidades e de gargalos pelos stakeholders envolvidos, além de possíveis economias de custos, com aplicação prática, de modo que os motivem a colocar em prática uma cooperação técnica, com o intuito de alcançar um maior nível de competitividade em cada elo em que operam. Além disso, fornecer subsídios a intervenções públicas e institucionais para dar suporte ao desenvolvimento do setor nas regiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares.
Resumo do Projeto de Pesquisa
Apesar de sua relevância econômica, social e ambiental; a cadeia de leite e derivados apresenta uma série de gargalos que dificulta o seu desenvolvimento nas mesorregiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares. O objetivo geral deste estudo é promover a melhoria da competitividade da cadeia de valor externa do leite e derivados na área de estudo. Pretende-se mapear e caracterizar a cadeia de valor externa do leite e derivados, analisar as tecnologias industriais e os portfólios de produtos de maior valor agregado, identificar as oportunidades e gargalos que são estruturantes presentes na cadeia de valor e propor melhorias para o sistema de produção, baseada em uma matriz sustentável de produção que considere as suas especificidades. A demanda de mercado tem papel fundamental no crescimento do setor lácteo brasileiro. Conforme enfatiza Siqueira (2019)1 , os principais determinantes da demanda são a renda, o crescimento da população e do número de idosos. Estes drives serão analisados neste trabalho. A abordagem teórico-metodológica está baseada no conceito de cadeia de valor. A pesquisa combina coleta de dados secundários com pesquisa primária, tendo como referencial os chamados métodos de avaliação rápida (Rapid Appraisal), frequentemente adotados nos trabalhos do Banco Mundial. Inicialmente, serão identificados os elos da cadeia na região e os seus desafios e potencialidades. Serão realizadas oficinas participativas e entrevistas com produtores de leite da região, representantes da venda de insumos e da indústria, e representantes de organizações de fomento. Serão coletadas informações relativas ao negócio e à propriedade, tais como os sistemas de produção utilizados, informações econômico-financeira das propriedades, rebanho, utilização de mão-de-obra, destino da produção, acesso a água e demais informações relevantes. As entrevistas com os demais integrantes da cadeia, tais como vendedores de insumo, compradores e representantes da indústria permitirão identificar os desafios, potencialidades e aspectos relativos à oferta e a demanda de leite. O Diagnóstico será realizado por meio da Análise de Conteúdo.
Justificativa do Projeto
Este projeto está em conformidade com as Cláusulas 113, 114 e 115 do TTAC que estabelecem a necessidade de geração de conhecimento aplicado para a recuperação das áreas atingidas, bem como a formação de capital humano qualificado para atuar nas ações de recuperação. O Acordo de Cooperação Técnica celebrado pelas instituições, Fundação RENOVA, FAPEMIG e FAPES, estabelece a cooperação com vistas ao desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias ligadas à recuperação ambiental da Bacia do Rio Doce e o presente projeto foi selecionado por meio da Chamada 09/2018 visto que atende aos requisitos da chamada e apresentou relevância técnico-científica. Em Minas Gerais, a atividade leiteira se sobressai entre aquelas de maior expressividade econômica, devido a sua alta potencialidade tanto de produção quanto de agregação de valor. Além disso, exerce um importante papel social ao gerar emprego e renda e propiciar alimentos nutritivos. Portanto, a cadeia de valor do leite e derivados exerce influência no desenvolvimento da região em que está inserida.
Justificativa da instituição e do interesse convergente
A UFV, por meio de sistema indissociável da educação, da pesquisa e da extensão, tem por objetivos ministrar, desenvolver e aperfeiçoar a educação superior, visando à formação e ao aperfeiçoamento de profissionais de nível universitário e estimular, promover e executar pesquisa científica. A Universidade constitui-se veículo de desenvolvimento regional, nacional e internacional, o que está alinhado ao objeto do projeto e aos objetivos do Programa de Promoção à Inovação da Fundação Renova. Além disso, a instituição dispõe de infraestrutura física compatível para atender aos objetivos da pesquisa proposta e equipe executora capacitada para a execução das atividades. Sendo assim, através desta parceria a UFV cumpre sua missão de geração de conhecimento aplicável aos problemas enfrentados pela sociedade, dentre os quais se incluem os desafios da Renova na execução de seus programas, notadamente, aqueles que se relacionam com as ações da área de Uso Sustentável da Terra. Dessa forma, o tema proposto é aderente a atuação da Universidade Federal de Viçosa e dos departamentos aqui citados, portanto ele possui grande importância dentro da área de especialidade da equipe. A equipe composta para construção e execução do projeto é multidisciplinar contando com membros que fazem parte do Departamento de Economia Rural (DER), Departamento de Economia (DEE), Departamento de Zootecnia (DZO) e Departamento de Administração e Contabilidade (DAD), Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), todos estes vinculados a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Em especial, o DER tem uma longa trajetória de desenvolvimento, ao realizar diversas pesquisas de interesse de instituições governamentais, algumas delas de âmbito interinstitucional, envolvendo professores, técnicos e estudantes de pós-graduação do departamento, bem como professores e técnicos de outras áreas da própria Universidade e de outras instituições.
O DZO, por sua vez, realiza um importante Programa denominado Família do Leite que teve início em 2012. Dentre os objetivos desse Programa está o treinamento de estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária e zootecnia na bovinocultura leiteira além de visarem melhorar a produção, produtividade e qualidade do leite de produtores próximos à UFV. Dessa forma, os estagiários, os técnicos e os professores atuam no desenvolvimento regional da bovinocultura de leite, por meio de visitas quinzenais a produtores familiares da região de Viçosa-MG cadastrados no Programa, fornecendo a eles a assistência técnica.
No DTA, há membros dessa equipe formada para a execução do projeto, que tem realizado diagnósticos do setor da agroindústria de laticínios com a finalidade de propor práticas para melhorar o dinamismo do setor e também da cadeia do leite e derivados de um modo geral.
As perspectivas com este projeto são de uma maior integração dos agentes envolvidos na cadeia de valor do leite em torno de projetos de inovações tecnológicas. Especificamente, pretende-se avançar no sentido da promoção de um mecanismo de coordenação da cadeia de valor do leite e derivados para as regiões do Alto do Rio Doce e Governador Valadares de modo a agregar valor e dinamismo a atividade.
Isto porque, comparando a cadeia de valor do leite com outras cadeias como a do frango, observase grandes diferenças organizacionais e estruturais. Pois, o notável dinamismo da cadeia do frango é proveniente da sua grande organização, baseada na estratégia de parceria e/ou integração entre as agroindústrias e os produtores, o que não acontece na cadeia do leite.
De modo geral, na cadeia do leite e derivados nota-se que não há um forte vínculo da produção de leite nas propriedades rurais com a agroindústria de laticínios e o setor varejista. Diante dessa configuração, observa-se a dificuldade em identificar as sucessivas mudanças nos padrões de consumo. Pois nesse ponto, a agroindústria da cadeia do frango teve um importante papel ao investir na modernização em todos os elos a jusante e a montante a ela, além de estabelecer uma maior integração, o que trouxe um ganho em termos de uma maior capacidade em acompanhar às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Por conseguinte, ocorreu uma melhora expressiva nos indicadores produtivos como a diminuição da mortalidade das aves, diminuição da idade para abate, entre outros.
Dessa forma, assumindo a cadeia de valor do frango como um exemplo, reforça-se a necessidade e a importância de um mecanismos que ocasione em uma melhor coordenação e articulação da cadeia do leite e derivados no intuito de consolidar uma produção mais sustentável, obter ganhos de produtividade, melhorar a qualidade e a diversidade de produtos com maior valor agregado além de se tornar mais competitiva.