5- Sítio Realeza - Família do Leite

O sítio Realeza está localizado no município de Pedra do Anta – MG, cerca de 33 km de Viçosa-MG, sendo administrado por Edvaldo e seu filho Alaffy. O sítio possui momento 12 animais, sendo que, 5 são vacas. Desde o início a consultoria foi indicado ao produtor a venda de alguns animais devido à baixa produção mesmo após a mudança da dieta. Os animais apresentavam problemas com ectoparasitas, porém já foi indicado o medicamento adequado para tentar solucionar a questão.

Os animais recebem capim elefante picado no cocho e MDPS (Milho Desintegrado Palha e Sorgo), além de farelo de soja, milho fubá e ureia / sulfato de amônia como fonte de concentrado. Além disso eles também tem acesso ao pasto.

O local apresenta uma área próxima a um ribeirão, o que confere grande umidade ao solo; por essa razão foi aconselhado a drenagem do solo para o plantio do pasto. O local tem potencial para melhora, por isso foi aconselhado ao produtor a construção de um curral e um bezerreiro para aprimorar as instalações dos animais; além de um silo trincheira para armazenamento da silagem de milho, já que o plantio do milho foi também foi uma das recomendações.

 O local ainda está em fase de planejamento, está sendo feita a terraplanagem para plantio da Brachiaria humidicola e Brachiaria brizantha, além do novo canavial para alimentação dos animais durante o período seco. O local possui potencial para crescer e o produtor está se esforçando para atender as recomendações passadas pelo programa.