Sítio Santo Antônio das Posses - Família do Leite

O sítio Santo Antônio das Posses está localizado na zona rural do município de Porto Firme a aproximadamente 50 km da cidade de Viçosa – MG. A propriedade contém aproximadamente 10 ha destinados a produção leiteira, sendo estes divididos em 7 ha de pasto e 1 ha de cana e 2 ha para produção de silagem. O sistema de produção é exclusivamente familiar onde o proprietário João Barbosa Lopes conduz a atividade com ajuda de sua esposa três filhos.

A atividade é desenvolvida com animais em pastejo intermitente (piquetes) de Brachiaria brizantha cv. Marandú, onde os mesmos recebem suplementação concentrada no cocho de acordo com o nível de produção. Nas épocas de menor crescimento do pasto, utiliza-se a cana de açúcar como suplementação volumosa. Para o ano de 2015, além da cana de açúcar na época seca, os animais receberão silagem de milho proveniente do plantio de 2 ha na safra 2014/2015 visando, principalmente, uma melhoria na qualidade da dieta.

No início dos trabalhos a propriedade apresentava alguns índices zootécnico-econômicos muito aquém do ideal para que a atividade leiteira pudesse ser a principal fonte de renda da família. O fato da atividade leiteira ser a principal fonte de renda foi exposto pela família Barbosa logo na primeira visita, o que deixou o projeto ainda mais motivador para equipe técnica, pois demonstrou o crédito que a família depunha na equipe.

 

Familia do Leite

Estagiários do Programa Família do Leite com o produtor João avaliando a qualidade do milho para silagem.

Familia do Leite

Estagiários do Programa Família do Leite explicando ao filho do produtor, Gabriel, como deve-se realizar a adubação das pastagens.